Professores: Inácio Loiola, o Moskito


Inácio Loiola, o Professor Moskito: de uma proposta para ajudar um amigo em aulas de pagode, em que no intervalo ensinava samba rock enquanto esperava o retorno das aulas até a direção do Congresso de Samba do Brasil! Uma escalada de sucesso.

Moskito

Esta caminhada foi trabalhosa, mas sempre permeada por pesquisa, dedicação e amor ao samba rock e o principal, o grande desejo de ensinar as pessoas o prazer deste movimento.

Pela vontade de ensinar veio o desenvolvimento de um método pessoal de ensino em que ficasse mais claro para os alunos as conduções dos movimentos, que antigamente eram feitos instintivamente pelos primeiros praticantes desta dança, aqueles que aprendiam com a família e se divertiam nas festas do bairro. Desta maneira, o samba rock virou uma atividade inclusiva, onde todos, sem qualquer distinção podem desfrutar dessa dança sem precisar de nenhuma habilidade especial, somente a vontade de se integrar a este ritmo envolvente. Este método inclusive foi gravado em uma série de vídeo aulas, que tem grande procura em todo país e até no exterior.

Moskito

Da primeira turma, que contava com 50 alunos na Choperia Laser em Osasco, vieram inúmeros convites para ministrar aulas nas principais academias de São Paulo, como a Extrapolos, Fluir, Andrei Udiloff, Mara Santos, Dançarte, Jaime Aroxa, Celso Vierira e Stella Aguiar.

Também se destaca a participação nos Festivais Internacionais de Fitness (1998/1999/2000), que pela primeira vez abriam espaço para a dança, reconhecendo o trabalho diferenciado e de qualidade do Moskito.

Seu trabalho como divulgador e professor de samba rock também ganhou projeção nacional ao ser convidado para programas expressivos na TV. Na TV Cultura participou dos programas Vitrine e Manos e Minas, na Globo no SPTV, Mais Você, Altas Horas e uma entrevista muito comentada e festejada pelos amantes da dança no Programa do Jô.
A força deste seu movimento logo despertou a atenção das casas noturnas, que passaram a ter dias dedicados ao ritmo, em que o Moskito se apresentava e ensinava o samba rock (o que ainda acontece em algumas delas nos dias de hoje).

Moskito

Mais uma conquista foi a indicação para diretor do Congresso de Samba do Brasil, evento que reúne os principais professores de diversos estilos de Samba com aulas para todos os níveis, com a intenção de propagar ainda mais estas diferentes formas de sentir o samba, reciclar dançarinos e professores e fortalecer o cenário da dança a dois de São Paulo e do Brasil.

E logo teremos mais coisas para acrescentar a esta trajetória de êxitos, pois o Moskito não para e está sempre a procura de novos caminhos para seu trabalho com a dança, sendo promovendo eventos, dando aulas ou se aprofundando na pesquisa e divulgação do samba rock, pois como ele gosta de dizer: “Trabalho para que mais pessoas conheçam esta cultura que é linda e faz parte de minha vida.”

Faz parte da vida do Samba Rock Na Veia também.

Mais informações:
www.professormoskito.com.br

Colaboração: Assessoria de Imprensa do Professor Moskito

Samba rock é cultura, passe adiante.
Samba Rock Na Veia

3 Comments

Adicionar o seu
  1. 1
    Béko

    É sempre muito bom ver o movimento se fortificando, e claro o moskito é um dos se não o nome mais importante dessa retomada que o samba rock vem fazendo.

    Temos que se unir como fez o hip-hop que hj tem uma cultura toda muito bem estruturada e desenvolvida, mesmo sem muitos recurso.

    Temos que incentivar novas bandas e valorizar os lugares que tocam o Ritmo!

    Bom eu fico por aqui e desejo tudo de bom e muito sucesso para esse mostro do Samba Rock, Moskito você, o claudio nostalgia, o magu e o Wil são a referencia!

    Sucesso a todos

  2. 2
    MARIA GARCIA

    Gosto demais de samba rock.
    Eu e meu marido aprenemos a dançar com o vídeo do Moskito que compramos no greeen.
    Também aprendi com o Claudinho nostalgia.
    Eles são fera em samba rock.
    Nós acompanhamos muito o que acontece de samba rock por aí.
    Sentimos falta de mais atividades do genero aqui em Guarulhos.

    Abraços

  3. 3
    Ribamar

    Comecei no Samba Rock há uns seis anos através das video-aulas de Moskito/Anna Paula e Will/Mariana, sempre com muita dificuldades pois o forte aqui no Rio de Janeiro, é o Samba de Gafieira e o Samba funkleado, então a prática resume-se em danças particulares, em pequenos grupos, separados. Moro em São gonçalo-RJ, via em algumas apresentações de samba, figuras de samba rock na Cia de dança do Chocolate e Sheila Aquino e uma outra academia, se não me engano a Passo a Passo, ambas no centro do Rio. Agora com o workshop de Samba Rock na Casa de Dança Carlinhos de Jesus, ministrado pelos professores Moskito e Anna Paula, tenho certeza que outras oportunidades irão surgir, agregando mais gente, como está acontecendo, por exemplo com a Kizomba Carioca, e logo teremos grandes bailes de Samba Rock aqui no Rio..

+ Deixe um comentário