Zona Sul cultural – Se liga aí!


Galera, vale a pena dar uma lida nessa matéria do Leonardo Brito sobre a cultura da zona sul da cidade de São Paulo, onde ele cita o site Samba Rock Na Veia. Confere aí!

Por Leonardo Brito

Os moradores das periferias, geralmente, reclamam que nas favelas não tem fácil acesso a cultura, que é difícil de adquiri uma consciência de um mundo melhor, quando ao seu redor somente é oferecido o caminho da facilidade do crime, as drogas e precariedade da vida.


Jardim Valquíria – Foto: Júnior Samba Rock Na Veia

Que nos anos 90 a zona sul era ponto de referencia da violência em São Paulo, ninguém vai discordar muito, mas que hoje esse cenário mudou drasticamente com a introdução dos diversos pontos de cultura, auxiliando a nortear a vida de novos jovens, isso ninguém também vai discordar.

A zona sul atualmente se tornou um pólo cultural muito forte na cidade de São Paulo. Basta você escolher o gênero desejado: cursos, teatro, poesia, música, movimento hip hop, rap, rock, samba, samba rock, literatura, saraus, exposição ou apresentação de rua que você vai encontrar tudo isso da ponte, João Dias, para cá, sentido extremo ao sul da capital paulistana.

Por exemplo, se você estiver a fim de escutar um rap do bom venha visitar os projetos “Ensaiaço” na sede da Um da Sul no Capão Redondo, “Só Vinil” no bairro do Novo Horizonte, “Radiola Open Air” em Interlagos. Se o gênero for um samba de raiz você pode curtir o “Samba do Porto” no Jardim Porto Velho, “Samba da Quinta” no Bar do Zé Batidão no Piraporinha, “Samba do Jardim Jangadeiro” no Jangadeiro, “Samba da Comunidade Vila Fundão” no Capão Redondo, “Samba da Vela” na casa de Cultura em Santo Amaro, “Samba do Monte” no centro Cultural Monte Azul e “Samba da Laje” na Vila Santa Catarina. Se o seu clima é curtir um bom samba-rock não deixe de conhecer “A Liga do Vinil” no Capão Redondo e o site do “Samba Rock Na Veia” criado por apaixonados pelo assunto.

No entanto se o seu clima não e o da música, e sim da literatura e poesia, vivenciado em um clima de sarau, a Sul lhe apresenta uma gama de locais que você pode usufruir de um bom papo intelectual e liberal, por exemplos, o “Sarau do Binho” desde 2004 no Campo Limpo, “Sarau do Ademar” desde 2008 na cidade Ademar, “Sarau da Vila Fundão” desde 2009 no Capão Redondo, “Sarau Palmarino” no Embu das Artes e o “Sarau da Cooperifa” desde 2001 no Bar do Zé Batidão no Piraporinha.

Para os amantes da sétima arte, os cinéfilos que não perde nenhuma estréia dos grandes filmes no cinema. Nós oferecemos as melhores poltronas de cinema, para você curtir nossos filmes e documentários, confira as seguintes salas: “Cine Palmarino” desde 2009 no Jabaquara, “Cinema na Laje” desde 2009 na laje do Bar do Zé Batidão no Piraporinha, “Cine Becos” na casa de cultura do M’Boi Mirim no Piraporinha, “CineFavela” em Heliopólis, “CineButeco” no Jabaquara, “Cine Segall” na Vila Mariana e “Cinema Itinerante – Mascate Cineclube” na Vila missionária.

Para os improvisadores da vida, os atores e artistas de Teatro, podem apreciar os nossos diversos palcos. O “Sacolão das Artes” no Parque Santo Antonio, o “Centro Cultural Monte Azul”, a “Casa do Zezinho” no Jardim Maria Helena situado entre o Capão Redondo e o Jardim Ângela, o “Espaço Clariô” no Taboão da Serra, o “Teatro Cleyde Yáconis” no Jabaquara e o “Espetáculo no Buzão” na Chácara Santa Maria.

Assim, convido a todos que não conhecem o lado da cultura geral da zona sul de São Paulo – SP, até mesmo os habitantes locais, a comparecer para conhecer tudo de bom que a nossa periferia tem para oferecer para enriquecer nossa vida.

Lembrando que vai começar a 3º mostra cultural Cooperifa no dia 29 de Novembro até o dia 05 de Dezembro no Bar do Zé Batidão, localizado na rua Bartolomeu dos Santos, 797 Piraporinha.

Agora realmente não vai adiantar reclamar, quero ver a galera participar, pois agora oportunidade não vai faltar.

Links:

· “Ensaiaço” – http://www.ensaiaco.blogspot.com
· “Só Vinil” – contato: djnegosat@yahoo.com.br ou (11) 94203-877
· “Radiola Open Air” – http://blogprojetoradiola.blogspot.com/
· “Samba do Porto” – contato: jefisantos@ig.com.br ou (11) 7760-6262 falar com Jeferson
· “Samba da Quinta” – contato: (11) 5891-7403/7108-3827 falar com Aladim
· “Samba do Jardim Jangadeiro” – contato: comujanga@hotmail.com ou (11) 9349-9535
· “Samba da Comunidade Vila Fundão” – contato: (11) 8277-9075 falar com Wagnão
· “Samba da Vela” – http://comunidadesambadavela.com/
· “Samba do Monte” – http://sambadomonte.blogspot.com/
· “Samba da Laje” – contato: (11) 5566-0345
· “A Liga do Vinil” – contato: (11) 5870-1073/8549-7919 falar com Robson
· “Samba Rock Na Veia” – http://www.sambarocknaveia.com.br/
· “Sarau do Binho” – contato: abcbinho@yahoo.com ou (11) 5844-4535/8022-6706
· “Sarau do Ademar” – http://saraudaademar.blogspot.com/
· “Sarau da Vila Fundão” – http://sarauvilafundao.blogspot.com/
· “Sarau Palmarino” – www.circulopalmarino.org.br
· “Sarau da Cooperifa” – http://www.colecionadordepedras1.blogspot.com/
· “Cine Palmarino” – http://cinepalmarino.blogspot.com/
· “Cinema na Laje” – http://www.colecionadordepedras1.blogspot.com/
· “Cine Becos” – http://becosevielaszs.blogspot.com/
· “CineFavela” – http://www.cinefavela.org.br/
· “CineButeco” – http://saraudaademar.blogspot.com/
· “Cine Segall” – http://www.museusegall.org.br/
· “Cinema Itinerante – Mascate Cineclube” – http://jamacdigital.wordpress.com/jamac-cineclube/
· “Sacolão das Artes” – http://sacolaodasartes.blogspot.com/
· “Centro Cultural Monte Azul” – http://www.monteazul.org.br/home.php
· “Casa do Zezinho” – http://www.casadozezinho.org.br/
· “Espaço Clariô” – http://espacoclario.blogspot.com/2008/06/espao-clari.html
· “Teatro Cleyde Yáconis” – http://www.teatrocleydeyaconis.art.br/v1/

Fica registrado aqui nosso ‘salve’ para Leonardo Brito que incluiu o Samba Rock Na Veia no cenário cultural da zona sul da cidade de São Paulo.

Samba Rock Na Veia
Arte, lazer e cultura com a levada do samba rock.

1 comment

Adicionar o seu
  1. 1
    Leonardo Brito

    Equipe do Samba Rock Na Veia, valeu a divulgação da matéria. Favela, música, periferia, cultura e união é noiz lado a lado fortalecendo o que de melhor a cultura negra e periférica tem para nos oferecer.

    União, cumplicidade e amizade para sempre, pois somente através da ajuda mutua que vamos fortalecer nossos coletivos.

    Abraço para todos que integram a equipe do Samba Rock Na Veia.

+ Deixe um comentário