Samba Rock Na Veia entrevista DJ Lu


Lu é DJ, reside na cidade de São Paulo, onde este ausente no primeiro semestre de 2012, devido a outras atividades profissionais desenvolvidas no Rio de Janeiro. Conheça um pouco a história desse profissional da música que hoje possui um programa semana na internet dedicado ao samba rock.

DJ Lu na Liga do Vinil - Foto: Samba Rock Na Veia

DJ Lu na Liga do Vinil – Foto: Samba Rock Na Veia

Samba Rock Na Veia – Em poucas palavras quem é o DJ Lu?
DJ Lu – O Dj Lu é mais um cara que cresceu na periferia da grande são Paulo nos anos 70 e 80, sou um entusiasta pelo samba rock por achá-lo um dos ritmos mais democráticos existentes, pois todo tipo de música desde que suingado pode ser samba rock, e como sou doente literalmente por música me identifiquei com este ritmo e o pesquiso sem parar.

Samba Rock Na Veia – Como surgiu a ideia de fazer o programa?
DJ Lu – A idéia do programa na verdade não veio da minha pessoa, eu comecei no orkut a uns 4 anos, mas com o intuito de mostrar um pouco do samba rock, ai comecei a fazer uploads e participar de fóruns sobre black music, depois comecei a montar pequenos sets de até 20 minutos e subir no orkut isso lá por 2009, foi quando a Telzinha me convidou para enviar sets de samba rock para a web rádio Cobranegra e depois o Marcelo BMC me ofereceu um horário na mesma rádio on-line. Aceitei o desafio, pois seria o primeiro programa dedicado única e exclusivamente ao samba rock, precisaria ser diferente, bom e de uma forma que cativasse os ouvintes. Isso foi em fevereiro de 2009, para ser mais exato dia 26 de fevereiro de 2009, foi ao ar o primeiro programa O Som da Nostalgia pela Web rádio Cobranegra, com apenas 30 minutos e assim foi por 5 programas. Logo a galera começou a comentar e aumentamos para 1 hora semanal, formato que está até hoje, salvo os programas especiais aonde chegamos a até 2 horas de duração sempre trazendo as músicas do samba rock e a história do artista, procurando com isso ter algum registro pelos olhares de quem curte, coleciona e pesquisa o samba rock. Por ser um programa de samba rock preciso estar sempre antenado com tudo que esta acontecendo, para isso visito sempre o site Samba Rock Na Veia e fico por dentro das novidades, bailes e shows. Procuro conversar com a galera dos bailes, DJs de samba rock e lojas onde se comercializa produtos do gênero, sempre trocando informação aprendendo, ensinando quando possível e assim sempre trazendo o que há de melhor e atual no movimento e é claro, também não deixo de fora os grandes clássicos de todos os tempos.

DJ Lu na Liga do Vinil - Foto: Samba Rock Na Veia

DJ Lu na Liga do Vinil – Foto: Samba Rock Na Veia

Samba Rock Na Veia – O que mudou no programa durante esse período que ele está no ar?
DJ Lu – Mudou muita coisa e acredito que para melhor (risos). Os primeiros programas não fazia locução apenas montava os sets e rolavamos na Rádio, depois comecei a falar um pouco mais nos programas pois com o tempo adquirimos muitas história e conhecimento sobre discos, músicas, bailes etc. Precisava de alguma forma compartilhar com os ouvintes estas informações. Outro fato importante foi que a audiência aumentou muito em pouco tempo graças a Deus. Não tínhamos reprises e como o programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 22h, muita gente deixava de ouvir e depois não tinha como acompanhar, pensando nisso em abril de 2010 resolvi montar um blog para o programa (osomdanostalgia.blogspot.com), onde logo após o término do programa na quinta-feira, faço a publicação para quem por algum motivo não conseguiu acompanhar na Cobranegra ou mesmo quem ouviu, gostou e queira ouví-lo novamente. Basta acessar o blog curtir e se quiser deixo também um link para download, esta atitude ajudou a popularizar e a tornar ainda mais o programa O Som da Nostalgia como referência no samba rock.

Samba Rock Na Veia – Conte algum fato curioso que ocorreu ao longo desse período?
DJ Lu – Vou contar a vocês que fico muito feliz com todos os momentos bons que o programa me traz, afinal procurei a internet apenas para tentar de alguma forma divulgar o movimento e não deixar a chama do samba rock morrer e com isso ter seguidores, ouvintes e até ser referência para DJs de samba rock e nostalgia.
Um fato curioso foi em 2010 em um encontro da Comunidade Brasileira de Música Negra, conversando com a Célinha que sempre me disse que é a fã número um do programa, ela me mostrou seu celular com uma porção de programas nele, segundo ela vai curtindo todos os dias no trem para o trabalho, isso não é muito bacana?
Outro fato curioso que sempre comento foi ser agraciado com uma homenagem do Clube do Samba Rock, por ninguém menos que o DJ Tony Hits que pra mim é o maior de todos em se tratando de samba rock. Isso pra mim foi importantíssimo, pois ser convidado por uma lenda viva do movimento não é pra qualquer um. Na ocasião tratava-se da festa de premiação dos DJs, professores e academias homenageados com louvor, pois o trabalho de todos são importantes para o movimento.
Teve um outro momento importante, foi no Vitrola’s Bar em setembro de 2010, quando o DJ Bolão, em sua apresentação, fez questão de parar seu set e dizer que a próxima música ele tinha ouvido no meu programa, isso foi muito bacana da parte dele e pra mim foi prazeroso saber que o programa já era uma referência. Graças a Deus hoje sempre ouço a galera dos bailes citarem meu trabalho por aí.

DJ Lu na Liga do Vinil - Foto: Samba Rock Na Veia

DJ Lu na Liga do Vinil – Foto: Samba Rock Na Veia

Samba Rock Na Veia – O que os ouvintes podem esperar para o futuro?
DJ Lu – Os ouvintes podem esperar muita coisa boa, procuro sempre mudar o formato do programa para não cair na mesmice, trazer músicas diferentes, raras, novidades. É possível acessar nosso canal no youtube www.youtube.com/osomdanostalgia, onde faço alguns vídeos de discos, músicas de produção de amigos, material relacionado ao samba rock e claro sempre informando os eventos dos parceiros, bailes e tudo aquilo relacionado ao movimento.

Mais informações
osomdanostalgia.blogspot.com
www.cobranegra.com.br

Samba Rock Na Veia
Arte, lazer e cultura com a levada do samba rock.

3 Comments

Adicionar o seu
  1. 1
    Paulinho JDS

    Parabens DJ Lu por seu trabalho em prol do Samba-Rock e da boa música de uma forma geral.
    Admiro seu trabalho, não apenas pelas músicas que leva ao nosso conhecimento, mas, principalmente, pela pesquisa envolvida.

  2. 3
    Dj Lu

    Paulinho,
    Obrigado pelo registro e tenha certeza que a pesquisa continuará sempre em pról do melhor do nosso samba rock e black music em geral.

+ Deixe um comentário