Domingo na Leste especial marca aniversário dos Discípulos de Jorge Ben Jor com o melhor do samba rock


Bem diante das lentes de uma câmera fotográfica, não foram só os meus olhos que enxergaram tamanha energia positiva, alegria e emoção tomando conta de um só lugar. A cada “click” meu coração traduzia sorrisos e os movimentos desenhados no chão do New Clube da Cidade, no último domingo, 14 de setembro. O resultado disso só poderia ser mais um maravilhoso Domingo na Leste que ficará guardado na memória de toda a galera guerreira do samba rock.

Divulgação - Foto: Samba Rock Na Veia

Divulgação – Foto: Samba Rock Na Veia

O destaque do evento foi a comemoração dos 3 anos dos Discípulos de Jorge Ben Jor, realizada em parceria com o coletivo Samba Rock Na Veia, a produtora de Bailes Chic Show e o Club VIP. As equipes Charm & Estilo; Cia Alquimista; Contratempo; Rasteirinha; Sambarockano; SP Rock; Studio Samba Rock; Discípulos de Jorge Ben Jor e Toque Final mandaram muito bem, mostrando toda a variedade de estilos dessa tradicional dança popular que surgiu nos anos 60, nas periferias de São Paulo.

Divididas em três blocos, as apresentações foram intercaladas com o som dos DJs Adauto Dhemix, Sérgio Musicaliando e Thurs (do projeto Soul Train) que ferveram o espaço com mais de 900 pessoas curtindo o melhor do samba rock. Os casais Adriana e André também levantaram a poeira com todo o glamour do Zouk – ritmo muito apreciado pelo mesmo público.

Durante a festa, tive o prazer de conhecer o casal de professores, Guedes e Nonô, referência no samba rock. Nonô contou um pouco do início da história dos Discípulos de Jorge Ben Jor. “Comecei como aluna e hoje ministro aulas no estúdio inaugurado em março de 2013 – uma grande conquista do Guedes. Lá oferecemos várias modalidades de dança, mas o samba rock é o nosso forte, sendo o ritmo mais procurado pelos alunos. Antes do estúdio, as aulas eram realizadas no Polo Cultural (um espaço em frente ao terminal da Cidade AE Carvalho, na zona leste). Até então, éramos um grupo que se reunia somente para curtir as baladas. E foi nesse Polo que a história dos Discípulos começou com a consolidação da equipe, em 2011”.

Divulgação - Foto: Samba Rock Na Veia

Divulgação – Foto: Samba Rock Na Veia

Nonô aproveitou para falar sobre uma pessoa muito especial, Kleber Dazzi, um dos primeiros integrantes dos Discípulos, que infelizmente faleceu em um acidente de carro, no ano passado. “Sem dúvida, o Kleber foi uma pessoa que contribuiu muito com a nossa trajetória. Depois da perda, passamos por uma fase difícil que só uma família de verdade conseguiria superar. Essa comemoração também foi para ele, com todo nosso carinho, respeito e admiração por um ser humano maravilhoso que marcou nossas vidas”. O irmão de Kleber, Glauber Dazzi e o filho, Rafael Dazzi também estiveram presentes na festa.

No bate papo, Guedes (ex-integrante da Cia Desembaraçando o Nó), reforçou a importância de eventos como o Domingo na Leste. “É uma forma de multiplicar a cultura do samba rock e mostrar às pessoas esse estilo de música e dança desde a raiz. Muita gente ainda não conhece o ritmo e festas como essas ajudam a disseminar a cultura do samba rock”. O estúdio de dança Discípulos de Jorge Ben Jor está localizado na Avenida Águia de Haia, 962 – salas 1 e 2 – próximo à estação Artur Alvim, linha vermelha do metrô. Curtam a página http://on.fb.me/1mgAqp2

Divulgação - Foto: Samba Rock Na Veia

Divulgação – Foto: Samba Rock Na Veia

Agora, falando um pouco do charme das boutiques (Candance, Vanessa com os produtos Mary Kay, Neide Salles e Deisóka) que deram mais cor e beleza ao evento; é importante ressaltar que a organização dos eventos promovidos pelo Samba Rock na Veia faz questão de dar espaço aos microempreendedores que representam a economia criativa de São Paulo. Entre peças de roupas, acessórios para o cabelo e bijuterias, a mulherada dava aquela paradinha para respirar e já corria para conferir as novidades. “É muito importante contar com o apoio dos expositores em nossos eventos. Temos um ótimo exemplo da Feira Preta (que reúne uma quantidade significativa de expositores e seus produtos afro étnicos). Com essa abertura, conseguimos fomentar a economia com a venda de produtos e artesanatos voltados ao público negro”, pontua Nego Júnior, um dos idealizadores do Samba Rock na Veia.

Sobre os poucos imprevistos ocorridos, reforço que a equipe do Samba Rock na Veia acatou as críticas recebidas e está focada no aperfeiçoamento das próximas edições do Domingo na Leste, para que os encontros sejam cada vez mais agradáveis e satisfatórios ao público em geral.

Por fim, posso dizer que estou imensamente feliz pela oportunidade de mergulhar um pouco mais no mundo do Samba Rock e eu só tenho a agradecer a todos que me deram a chance de participar disso tudo, em especial ao Nego Júnior, Claudinha e Marcelo que me receberam nesse projeto com carinho e profissionalismo. Estou aprendendo muito com vocês!

E a todos os envolvidos, o meu respeito e imensa admiração pelo esforço e dedicação para a realização desse evento, repleto de alegria, em que tive o prazer de eternizar através das ‘lentes mágicas’ de uma câmera fotográfica.
Parabéns Família Discípulos de Jorge Ben Jor!

Parabéns a todos, mais uma vez!

Andréa Garbim é Jornalista, Pós-Graduada em Marketing e Comunicação Integrada pelo Mackenzie. Trabalha como Assessora de Imprensa desde 2008 e, atualmente, integra a equipe de Comunicação da Secretaria Municipal do Trabalho da PMSP.

Samba Rock Na Veia
Samba rock e outras culturas

+ Não há comentários até o momento

Adicionar o seu