Cultura, gastronomia e a magia da dança a dois: isso é Samba Rock Plural


O próximo evento do Samba Rock Na Veia de 2014 já está no forno e logo logo sairá quentinha para fechar o ano com chave de ouro. O coletivo focou no tema ‘Roda de Samba’. É domingo, 7 de dezembro.

É com muito orgulho que mais uma vez escrevo sobre o evento Samba Rock Plural em que tive o imenso prazer de participar, no último domingo, 9 de novembro, na Casa das Caldeiras. Sem dúvida, o engajamento, competência e dedicação resumem bem o que o coletivo Samba Rock na Veia vem conquistando a favor da disseminação do estilo que simboliza uma das maiores manifestações da cultura negra urbana de São Paulo.

Jimmy Costa - Foto: Samba Rock Na Veia

Jimmy Costa – Foto: Samba Rock Na Veia

E não tem jeito, as Caldeiras fervem. Mil pessoas saíram de casa para curtir uma tarde de domingo com muita dança, diversão e entretenimento. A programação da 5ª edição já começou com o clássico aquecimento do professor Rodolfo Pereira, da equipe Toque Final, que agitou os passinhos para a galera não ficar parada.

O DJ Thurs (do projeto Soul Train) e o DJ Itamar (do projeto Radiola) reforçaram todo o bom gosto no estilo musical. “As pessoas precisam conhecer mais sobre o samba rock e o Plural traz a discussão não só no que diz respeito à dança, arte, cultura e lazer, mas também na formação de uma sociedade diferenciada, pensante e inteligente”, reforça Thurs.

Samba Rock Plural - Foto: Samba Rock Na Veia

Samba Rock Plural – Foto: Samba Rock Na Veia

A banda do Jimmy Costa também mandou muito bem nos grandes clássicos do gênero que fez o pessoal entrar num clima de nostalgia incrível! A rinha de dançarinos, comandada pelos professores Bruno Magnata e Cláudio Nostalgia foi um dos momentos mais animados. A galera vibrou com os casais que arrebentaram na disputa dos melhores nós. Os vencedores foram Jane Braga e Diney Silvehrio. A dupla formada pelo professor Bruno Magnata e Fabiana Moura deu uma incrementada durante os duelos. Apresentação linda de ver!

À direta o casal vencedor da Rinha de Dançarinos - Foto: Samba Rock Na Veia

À direta o casal vencedor da Rinha de Dançarinos – Foto: Samba Rock Na Veia

A apresentação da Equipe SP Rock com a coreografia ‘O gênio da Lâmpada’ também estremeceu o ambiente. “Para nós é sempre uma honra participar dos eventos do Plural, em que encontramos as portas abertas para a nossa estreia, há quase três anos. O carinho das pessoas e a energia do lugar nos proporciona um bem-estar indescritível”, afirma Alekysinho. O grupo se despede da atual fase e já fala sobre o novo trabalho em 2015, que com certeza vai surpreender todo mundo.

Samba Rock Plural - Foto: Samba Rock Na Veia

Samba Rock Plural – Foto: Samba Rock Na Veia

Sempre presentes, os expositores deram aquele charme especial para o evento que transmite um forte conceito de pluralidade. Consigo enxergar um forte incentivo aos microempreendedores, por parte da organização do Samba Rock Na Veia. É uma linha de pensamento que torna o evento uma referência no resgate da cultura negra, além de favorecer a economia criativa desse nicho.

Os estandes Candaces; Cia do Pudim; Drika Acessórios; Marcia & Edna; Orabolas; Kixiki coloriram ainda mais o espaço. A Preta Brigadeiros, pela primeira vez no Plural, ofereceu degustação do maravilhoso licor de chocolate e os brigadeiros de colher feitos com chocolate Belga. Uma tentação! “Essa é uma ótima oportunidade para quem deseja divulgar ou comercializar seus produtos e conquistar novos espaços de trabalho”, afirma a jovem empreendedora, dona da marca, Rita de Cássia. Experimente as delícias http://on.fb.me/1tRgky8.

Samba Rock Plural - Foto: Samba Rock Na Veia

Samba Rock Plural – Foto: Samba Rock Na Veia

O Fábrica Cartoon, pela quarta vez no Plural, sempre entretendo os pequenos. O cartunista e publicitário, Rafael Sanches conta que a ideia do site surgiu a partir do grande acervo de desenhos que acumulava. “O objetivo é resgatar as boas lembranças que todo mundo tem da infância. A ação em parceria com o Samba Rock Plural proporciona às crianças um momento lúdico, enquanto os pais aproveitaram a tarde dançante”.

Sanches também falou sobre os planos de lançar, em 2015, uma linha de roupas infantis. “A ideia é formar parceria com uma empresa que forneça as peças e eu entro com as estampas dos desenhos. Inicialmente, as vendas serão somente online e a previsão de lançamento é até o meio do ano que vem”. Conheça o trabalho em http://www.fabricacartoon.com.br/

Em outro estande, conheci o trabalho da publicitária e empreendedora social, Luciane Sarraf, uma apaixonada por animais. O ‘Celebridade Vira Lata’ é um programa de conscientização e educação sobre adoção e castração de animais domésticos. Em 2010, Luciane teve a ideia de produzir um calendário (com fotos de cachorros) para vender, arrecadar dinheiro e ajudar animais resgatados da rua. A inciativa foi um sucesso, e hoje o calendário é o carro chefe do projeto. O dinheiro é destinado aos mutirões de castração, nas regiões carentes de São Paulo. “Estou à frente desse projeto há cinco anos e nesse período já ajudei a castrar mais de 7 mil animais com taxa de mortalidade zero”, conta Luciane.

Nos mutirões de castração, Luciane conta com a parceria de escolas e associações protetoras dos animais. “Durante as campanhas, divulgo as datas em que vão acontecer as castrações (a preços reduzidos). Então vou até a região e faço uma palestra sobre cuidados básicos com os animais domésticos, sobre a importância da conscientização da castração e os cuidados pré e pós-cirúrgico”. Saiba mais em www.celebridadeviralata.com.br

No estande da artista plástica Elainy Mota, tive o prazer de conhecer um pouco sobre o projeto ‘Ser Âmica: A Modelagem de Um Novo Amanhã’ (patrocinado pela PANCO por meio da Lei Rouanet) que ajuda crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. O Ser Âmica trabalha com a profissionalização, empreendedorismo social e geração de renda por meio da cerâmica. As obras apresentadas nas exposições são o resultado da dedicação dos adolescentes nas oficinas. “Todo o valor das vendas retorna para o aluno que produziu a peça. Essa é uma forma de incentivar a atividade ou até mesmo a futura profissão que ele poderá exercer”, salienta a artista plástica. O ateliê fica próximo à estação Artur Alvim, linha vermelha do metrô. Olha quanta coisa linda www.facebook.com/projetoseramica

Finalizando, aproveito para lembrar que a 1ª Mostra Cultural de Samba Rock de São Paulo será realizada nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, na Casa de Cultura Tendal da Lapa, localizada na Rua Guaicurus, 1.100. A Mostra é contemplada pelo Programa de Valorização de Iniciativas (VAI) da Secretaria Municipal de Cultura. Segundo a idealizadora do projeto, Paula da Paz, o objetivo da Mostra é marcar uma nova fase de fortalecimento do movimento do samba rock. Mais informações www.facebook.com/mostradesambarocksp

A 6ª e última edição do Samba Rock Plural de 2014 já está no forno e logo logo sairá quentinha para fechar o ano com chave de ouro. A equipe Samba Rock na Veia focou no tema ‘Roda de Samba’ e o domingo, dia 7 de dezembro, promete ferver a Casa das Caldeiras. O projeto conta com a apresentação das vertentes do samba da mesma forma como o ritmo era batucado desde a época dos escravos e como vem sendo executado até hoje nas comunidades. Você não vai ficar fora dessa, vai?

Nos vemos por lá!

Andréa Garbim é Jornalista, Pós-Graduada em Marketing e Comunicação Integrada pelo Mackenzie. Trabalha como Assessora de Imprensa desde 2008 e atualmente integra a equipe de Comunicação da Secretaria Municipal do Trabalho da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Samba Rock Na Veia
Samba rock e outras culturas

+ Não há comentários até o momento

Adicionar o seu