Relatoria da primeira Plenária do Samba Rock na Câmara Municipal de São Paulo


Considerado por muitos como um dia histórico para o movimento samba rock, ontem, 17 de dezembro, aconteceu a primeira Plenária do Samba Rock na Câmara Municipal de São Paulo comandada pelo então vereador Netinho de Paula junto com representantes do movimento e a APEESP.

Netinho de Paula fala ao microfone - Plenária do samba rock na Câmara Municipal de São Paulo - Foto: Samba Rock Na Veia

Netinho de Paula fala ao microfone – Plenária do samba rock na Câmara Municipal de São Paulo – Foto: Samba Rock Na Veia

O caminho foi aberto pela APEESP (Associação de Promotores de Eventos do Estado de São Paulo) aproximando as partes interessadas, de um lado o poder público representado pelo vereador Netinho de Paula junto a outras figuras políticas e do outro lado profissionais e simpatizantes do movimento samba rock.

Falando ao microfone Rozina Conceição de Jesus - Plenária do samba rock na Câmara Municipal de São Paulo - Foto: Samba Rock Na Veia

Falando ao microfone Rozina Conceição de Jesus – Plenária do samba rock na Câmara Municipal de São Paulo – Foto: Samba Rock Na Veia

Mesa

A mesa formada para a plenária tinha os seguintes participantes:

– Netinho de Paula – Vereador
– Osvaldo Pereira – DJ
– Rozina Conceição de Jesus – Representante do gabinete da Deputada Estadual Leci Brandão
– Inácio Loiola – Moskito – Professor
– Luiz Carlos – Equipe Os Carlos, representante da APEESP
– Marcos Mattoli – Músico
– Marco Antonio da Silva – Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial
– Roberta Rosa – Assessora do Vereador Ricardo Young

Vereador Netinho de Paula - Plenária do samba rock na Câmara Municipal de São Paulo - Foto: Samba Rock Na Veia

Vereador Netinho de Paula – Plenária do samba rock na Câmara Municipal de São Paulo – Foto: Samba Rock Na Veia

Montada a mesa para o debate com o público presente em grande número, Netinho de Paula apresentou uma ideia do que seria o projeto de lei. Algumas pessoas aproveitaram a apresentação do vereador para solicitar ajustes na ideia que estava sendo proposta, logo após deu-se início à participação das pessoas ao microfone para esclarecer dúvidas e fazer apontamentos.

Marco Mattoli fala ao microfone - Plenária do samba rock na Câmara Municipal de São Paulo - Foto: Samba Rock Na Veia

Marco Mattoli fala ao microfone – Plenária do samba rock na Câmara Municipal de São Paulo – Foto: Samba Rock Na Veia

Diversas pessoas com diferentes opiniões e necessidades se manifestaram. Marco Mattoli levantou dúvidas importantes como por exemplo como seria uma associação de samba rock funcionando dentro da APEESP? Para responder, William da equipe Zimbabwe fez uma das falas mais importantes explicando como havia se formado a Associação de Promotores de Eventos do Estado de São Paulo e como poderia funcionar o samba rock dentro da mesma. A palavra é: organização.

Ficou estabelecida a necessidade de um diálogo com outro projeto de lei referente ao Dia do Samba Rock que segue em trânsito na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo do autor e deputado estadual Alencar Santana. Este é um modelo a ser seguido para que o projeto ganhe outras esferas.

A importância desse projeto de lei ficou clara na fala de Netinho quando ele cita as secretarias das quais o movimento passaria a estabelecer um diálogo para exigir apoio e recursos, foram citadas a Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer; Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial; e Secretaria Municipal da Saúde.

Falando ao microfone Seu Osvaldo - Plenária do samba rock na Câmara Municipal de São Paulo - Foto: Samba Rock Na Veia

Falando ao microfone Seu Osvaldo – Plenária do samba rock na Câmara Municipal de São Paulo – Foto: Samba Rock Na Veia

Tony Hits discursa aos presentes - Plenária do samba rock na Câmara Municipal de São Paulo - Foto: Samba Rock Na Veia

Tony Hits discursa aos presentes – Plenária do samba rock na Câmara Municipal de São Paulo – Foto: Samba Rock Na Veia

Partes integrantes da cultura samba rock

Após todas as falas ficou evidente a necessidade de identificar, dentro do movimento, as partes integrantes da cultura samba rock. Tais elementos foram citados por alguns participantes da mesa e pelo público presente também. Nessa linha seriam eles:

Dançarino(a)
Personagem principal presente no surgimento do samba rock, o dançarino incorpora o movimento em toda sua trajetória.

DJ
Peça importante na seleção de músicas que estimularam e estimulam até hoje os dançarinos, é figura fundamental no surgimento dos bailes.

Baile
É o evento que reúne o maior número de elementos da cultura samba rock, é onde tudo acontece, seja com DJ ou músicos tocando seus instrumentos ou cantando.

Professor
Surgiu após um longo período desde o nascimento do samba rock e tornou-se importante na difusão da cultura, principalmente no que diz respeito a dança.

Músico
É o responsável pelas canções que nasceram dentro do gênero que misturou o rock à cadência do samba, fazendo surgir um novo gênero musical.

Relatoria em áudio

A relatoria da plenária está disponível em áudio, ela foi divida em 3 partes somando aproximadamente duas horas de conteúdo. Para quem não pode comparecer, é importante ouvir todo o material para inteirar-se do que foi discutido.

Parte 1 – Apresentação

Parte 2 – Debate

Parte 3 – Falas finais e agenda

Comissão para redigir o PL

A comissão foi criada na própria plenária e contou com a aprovação do público presente. Essa comissão será responsável por reformular a ideia apresentada para o projeto de lei elaborando de maneira mais completa os parágrafos e apresentando uma justificativa melhor fundamentada historicamente.

Integrantes da comissão:
Inácio Loiola “Moskito” – Professor
Mestre Ataliba – Professor
Marco Mattoli – Músico
Nego Júnior – Produtor
YJorge Filho – Dançarino
Dinho Pereira – DJ
Newman Gregorio – Professor

Agenda

De 18/12/2014 a 10/01/2015 – Inscrição de candidatos aos cargos da Associação de Samba Rock ligada à APEESP
Inscrição aqui

20/01/2015 – Terça-feira – 19h30 – Segunda Plenária do Samba Rock para apresentação do projeto de lei reformulado pela Comissão para redigir o PL

Mais informações
contato@sambarocknaveia.com.br

Samba Rock Na Veia
Arte, lazer e cultura com a levada do samba rock

2 Comments

Add yours
  1. 1
    Shirley

    Eu apoio essa ideia e acho que já deveriam ter criado esse projeto á muito tempo,pois o sambarock vem se modernizando,deve ser divulgado e dançando em todo o país,porque tenho como cultura, assim como o funk,o soul,o rap,são estilos valorizados.
    Parabéns pela iniciativa!

  2. 2
    Will Leite

    Boa Tarde.
    Muito boa a resolução da Plenária aqui no Site estão de parabéns.Também gostaria d saber se não sera enviada uma resolução da PL assim como foi dito no dia da plenária, estava la e foram recolhidos todos os emails para isso, mas não recebi nada sobre o assunto até essa data. Só tenho mais uma duvida gostaria de saber onde esta a lista dos candidatos ao cargo de integrantes da comissão que sera eleita dia 20/01. Poderia me ajudar.
    Obrigado
    Will Leite

+ Leave a Comment