Vida longa ao Cruz da Esperança; 59 anos


E o nosso glorioso Grêmio Esportivo Recreativo Cruz da Esperança, “O Verde que te quero verde” do bairro da Casa Verde foi fundado em 1958, completará 59 anos de existência no próximo dia 12 de outubro.

Por Walmir Bardo Cruz

Nos anos 60, tornou-se um dos mais destemidos times de várzea de São Paulo e revelou talentos para o futebol, entre eles o ex-jogador Basílio (Corinthians), além de Serginho Chulapa (São Paulo FC e seleção de 82), que antes jogava por outro time rival do bairro.

Cultura musical negra

Em 1962, o Cruz da Esperança inaugura sua sede na Rua Urbano Duarte – Casa Verde, lá começa a promover bailes sociais que eram frequentados por moradores locais de maioria negra, residente no Parque Peruche e Casa Verde, cuja ancestralidade foi forçada a migrar para este outro lado do Rio Tietê, zona norte. Logo após a abolição da escravatura, tornando a região como o grande reduto da negritude e até hoje é uma espécie de símbolo de resistência cultural e da preservação das raízes seculares de famílias de negros.

Divulgação - Foto: Nego Júnior

Divulgação – Foto: Nego Júnior

A tradição de realização do Baile do Cruz tornou-se um sucesso desde aquela época, por conta do preconceito racial e social sofrido pelos negros, na frequência dos bailes e domingueiras dos clubes elitizados, num tempo de rock and roll. E este nosso baile, tornou-se tradicional pela sua predominância negra ali presente.

Recentemente esta nossa cultura musical serviu como um dos pilares de sustentação do estilo de dança “samba rock”, que foi reconhecido como patrimônio cultural e imaterial da cidade de São Paulo.

Divulgação - Foto: Nego Júnior

Divulgação – Foto: Nego Júnior

Há alguns anos, passamos a promover nossas tradicionais rodas de samba, que tornaram-se uma referência aqui na zona norte, sendo orgulhosamente frequentado pela Velha Guarda Musical das principais escolas de samba da região.

Uma das mais esperadas atrações musicais é a nossa “Roda de Balanço” num projeto criado em parceria com a banda Clube do Balanço e o coletivo Samba Rock Na Veia, ocorrendo todo 2º domingo do mês.

E o Cruz da Esperança gostaria de convidar toda nossa comunidade a comemorar conosco esta super edição especial da Roda de Balanço com o Clube do Balanço e DJ No.

Vida longa ao Cruz da Esperança!

Samba Rock Na Veia
Arte, cultura e lazer na levada do samba rock

+ There are no comments

Add yours