Pérola negra: documentário reconstitui o legado musical de Luiz Melodia


Com direção de Marco Abujamra e depoimentos de Jads Macalé, Waly Salomão, Gal Costa e Arnaldo Antunes, filme mostra a trajetória de Melodia no meio de um rico acervo

André Correio/CB/D.A Press

André Correio/CB/D.A Press

O legado de um dos nomes mais expressivos da música popular brasileira contemporânea, o cantor e compositor carioca Luiz Melodia, morto em 4 de agosto de 2017, é o tema do documentário dirigido por Marco Abujamra, que depois de ser apresentado em alguns festivais, inclusive fora do Brasil, pode ser apreciado agora no Canal Curta.

Intitulado Todas as melodias, o filme dirigido por Marco Abujamra e produzido pela Dona Rose Filmes, que celebra os 70 anos do artista, mostra a trajetória de Melodia no meio de um rico acervo que inclui momentos do seu cotidiano e de suas performances musicais, além de entrevistas com pessoas que conviveram com ele — algumas gravadas exclusivamente para este projeto.

A narrativa foi conduzida pela viúva Jane Reis, com quem o cantor foi casado por 40 anos. Por meio desse olhar íntimo e afetivo, o público pode conhecer a história do artista negro e pobre, nascido no morro de São Carlos, no centro do Rio de Janeiro, que enfrentou diversos percalços — devido à cor e a origem —, mesmo após o reconhecimento artístico.

“Sempre ouvi muito o Melodia, desde a adolescência. De certa forma foi a admiração pela sua obra que originou esse filme. Mas a experiência desse mergulho, contextualizando as músicas e épocas em que foram feitas, trouxe também uma perspectiva histórica bem interessante. Reconectou-me também com meu próprio passado de compositor”, destaca Abujamra.

Veja conteúdo na íntegra no link abaixo
correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2021/08/4943709-perola-negra-documentario-reconstitui-o-legado-musical-de-luiz-melodia.html

Fonte
Correio Braziliense

Siga a gente nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram

Samba Rock Na Veia
Arte, cultura e lazer na levada do samba rock

+ Não há comentários

Comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.